A fim de combater o mosquito da dengue a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Figueiredo está promovendo um mutirão de limpeza. A idéia é de que todas localidades que foram registrados os fogos do mosquito transmissor da doença recebam essa ação, considerada emergencial e a partir dai todos os moradores se conscientizem da importância de manter seus quintais limpos e assim evitar a proliferação da doença.
Os agentes de saúde, endemias entre outros colaboradores, participaram da ação de limpeza da área comercial do município. Os colaboradores coletaram dezenas de sacos de lixo das ruas e quintais da área. Os agentes orientavam os moradores a tomar cuidado com locais que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue. Garrafas, latas, pneus, ou qualquer recipiente que acumule água deve ser devidamente descartado ou alocado em local seco.
Como forma de conscientizar a comunidade da sua importância no combate a doença, a prefeitura de Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria de meio ambiente, estão realizando o mutirão de limpeza em todas as ruas da área comercial.
Os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias estão percorrendo os bairros, fazendo a limpeza dos lotes baldios e pedindo a cooperação da comunidade para que verifiquem e limpem seus quintais caso haja necessidade.
Para a secretária de Saúde, Marivone Barroso, é necessário que a população entenda a relevância do seu papel no resultado das ações de combate a dengue. “A dengue não é um problema que se limita ao poder público, toda a comunidade pode contribuir, com medidas simples, mas que podem refletir positivamente, como a diminuição dos casos da doença”, disse a secretária.